Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5679
Título: La literatura infanto-juvenil en clases de ELE (Español Lengua Extranjera)
Autor(es): Vieira, Itamara Cristina Ramos
Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola
Literatura Infanto-Juvenil
Prática de Leitura
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: A literatura em aulas de língua estrangeira está tradicionalmente distante da maioria das nossas classes. Partindo dessa problemática vemos a necessidade de incluí-la, pois contém um grande apoio lingüístico e cultural para aqueles que estão aprendendo uma nova língua. Ela serve também como suporte para despertar o gosto pela leitura. Nesse sentido, o presente artigo consiste em uma reflexão sobre a importância da literatura nas aulas de língua estrangeira, partindo da literatura infanto-juvenil para desenvolver tanto as destrezas comunicativas quanto o gosto pela literatura. Entendemos que quando o professor utiliza a literatura em suas aulas consegue proporcionar uma experiência inesquecível a seus alunos no processo de aprendizagem. Escolhemos a literatura infanto-juvenil por a mesma conter além dos aspectos citados acima, um tom mais atrativo com humor e a sátira. Nosso aporte teórico tem por base Aguado (2010) e Ambassa, (2006) que vão nos mostrar a importância de inserir literatura em aulas de ELE, Jesualdo (1993) com sua perspectiva sobre a literatura infantil/infanto-juvenil, e Cassany (2005) que tratará da compreensão leitora. Nesse contexto apresentamos algumas propostas com atividades que podem ser desenvolvidas em diversos níveis, a partir das obras: El principito (1943), Manolito gafotas (1994) e El libro mágico de Pombo (2012). As mesmas abarcam um público em geral através do lúdico que se torna um atrativa a mais no momento da leitura.
Descrição: Vieira, I. C. R. La literatura infanto-juvenil en clases de ELE (Español Lengua Extranjera). 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5679
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Itamara Cristina Ramos Vieira.pdfItamara Cristina Ramos Vieira5.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.