Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5680
Título: A audácia de Maria Firmina dos Reis com o romance Úrsula
Autor(es): Bú, Vanessa Kishima do
Palavras-chave: Análise Literária
Discurso Feminino
Afrodescendentes
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o objetivo de analisar a obra Úrsula, da autora Maria Firmina dos Reis.Mulher, professora, escritora, de origem pobre e cor negra. Através de sua escrita apontamos a audácia de uma mulher que ultrapassou os preconceitos e engajou-se na escrita literária como representante dos afrodescendentes no final do século XIX. Sua obra é considerada o primeiro romance abolicionista e o primeiro a ser escrito por uma mulher brasileira. Para a análise, fazemos uma exposição do contexto histórico em que a autora estava inserida, assim como apresentamos o discurso feminino de autoria negra, comentando alguns aspectos da escravidão, necessários para compreender tanto o pensamento da autora como a realidade de algumas das personagens da obra. A análise está fundamentada em textos de autores como, Alves (2005), Telles (2010), Del Priore (1994), Andrade (2011),Oliveira (2011), dentre outros.
Descrição: Bú, V. K. do. A audácia de Maria Firmina dos Reis com o romance Úrsula. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5680
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Kishima do Bú.pdfVanessa Kishima do Bú11.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.