Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5695
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Ana Cristina Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:39:08Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5695 | - |
dc.description | Vieira, A. C. N. Concepções de ensino de língua materna na visão do professor de Ensino Médio. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo geral identificar a concepção de professoras de ensino médio acerca do ensino de língua materna e como esta concepção influencia os procedimentos didático-pedagógicos em sala de aula. A partir dos problemas apresentados nas metodologias das professoras, especificamente, pretende-se propor alternativas para uma educação linguística mais eficiente no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dr. Elpidio de Almeida, no município de Campina Grande em Março de 2014. A escolha deste objeto de estudo se justifica pelo fato de que em muitas metodologias trabalhadas pelos professores de ensino médio predomina o estudo tradicional da gramática. Muitas vezes, esse ensino não atinge o objetivo esperado que é desenvolver a competência comunicativa do aluno, adequando-a às diversas situações de comunicação. Serviram como suporte teórico- metodológico os estudos de Antunes (2007), Bagno (2006), Bunzem (2006), Mendonça (2006), Neves (2003), Brito (2000), Pereira (2002), Cereja (2002), Rafael (2012), Santos (2005), Batista (1997), Travaglia (2004) Lopes-Rossi (2005) e os documentos oficiais OCEM (2008) e PCNEM (2000). Ao término da pesquisa, percebemos que as professoras não são tradicionalistas. Ao contrário, buscam novas formas de ensinar a partir de gêneros textuais e literários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Tânia Maria Augusto Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua Materna | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Concepções de ensino de língua materna na visão do professor de Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Cristina Nogueira Vieira.pdf | Ana Cristina Nogueira Vieira | 9.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.