Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5697
Título: A Abordagem dos aspectos socioculturais da língua inglesa no livro didático do ensino fundamental
Autor(es): Simões, Cláudia Regina de Araújo
Palavras-chave: Língua Inglesa
Livro Didático
Ensino Fundamental
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Um livro didático exerce uma influência sobre o professor maior do que qualquer outro material. O componente curricular - língua inglesa – incluída apenas a partir do sexto ano nas escolas públicas, a princípio não proporciona ao educando um aprofundamento da história sociocultural dos países que falam inglês.Este trabalho busca investigar se há abordagem dos aspectos socioculturais no livro didático do sexto ao nono ano na Escola EMEF Dom Manuel Pereira, localizada em Esperança- PB. Para tanto, adotou-se a metodologia de análise QuantiQuali, de caráter exploratório, que pretende conhecer uma prática recorrente realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, aos professores e aos alunos da Escola Municipal referida. No geral, observou-se que os livros textos são variados, se as orientações e pressupostos dos Programas Curriculares Nacionais - PCNs, categorizando os aspectos culturais são respeitados em proporção muito pequena, e que é implicitamente deixado a cargo do professor.A abordagem dos aspectos culturais é proporcionada pela adaptação de textos e conteúdos interdisciplinares.A dificuldade é maior, ainda, nos livros didáticos de inglês de autores brasileiros.Acredita-se que a escolha do material didático possa dar cunho de qualidade ao ensino de língua inglesa na escola pública, de forma similar às outras escolas e ou cursos livres.Para fundamentar nosso trabalho, pesquisamos autores a exemplo de Dalpian (1966), Holden (2009), Moita Lopes (1996), Santos ( 2006 ), Kramsch ( 1993 ), dentre outros.
Descrição: Simões, C. R. de A. A Abordagem dos aspectos socioculturais da língua inglesa no livro didático do ensino fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5697
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Regina de Araújo Simões.pdfCláudia Regina de Araújo Simões14.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.