Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vilar, Joan Rodrigo Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:39:32Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:39:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 418.02 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5701 | - |
dc.description | Vilar, J. R. L. A tradução como ferramenta pedagógica na sala de aula de língua inglesa. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Acreditou-se, por muito tempo, que a tradução seria prejudicial ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de uma Língua Estrangeira. A partir de estudos realizados nessa área, é possível perceber a eficiência em relação ao uso da tradução no que se refere ao propósito pedagógico da sua utilização em sala de aula. A partir desse pensamento, buscou-se com este trabalho: 1) Identificar pesquisas na área de tradução que demonstrem seu uso como ferramenta pedagógica; 2) Aplicar atividades pedagógicas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental envolvendo as três Categorias de Tradução (JAKOBSON, 1959/2000); 3) Analisar as implicações da tradução para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Este trabalho se desenvolve através das elucidações de Jakobson (1959/2000) que classifica a tradução em Intralingual (dentro do mesmo código linguístico), Interlingual (de uma língua à outra) e Intersemiótica (envolvendo a linguagem verbal e não verbal), ajudando-nos a compreender sua ampla aplicabilidade. Além disso, serão consideradas também as afirmações de Revuz (1998), Guerini e Costa (2011), Romanelli (2006), dentre outros. Para alcançar os objetivos almejados, esta pesquisa é uma Pesquisa-ação, de cunho qualitativo. A partir do que fora pesquisado, foi possível concluir que a tradução está presente no ensino aprendizagem de uma Língua Estrangeira e que, quando planejada, é um mecanismo eficiente para a prática da língua inglesa, considerando aspectos culturais, a partir de atividades de tradução, de forma contextualizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kaline Brasil Pereira Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tradução | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Didática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | A tradução como ferramenta pedagógica na sala de aula de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joan Rodrigo Lucena Vilar.pdf | Joan Rodrigo Lucena Vilar | 6.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.