Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Déborah Henrique de-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:39:36Z-
dc.date.available2014-10-16T16:39:36Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 800-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5702-
dc.descriptionSouza, D. H. de. Literatura e sala de aula: reflexões sobre o letramento literário no Ensino Médio. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade propor uma reflexão acerca da utilização da Literatura em sala de aula no Ensino Médio, sob a perspectiva do Letramento Literário, visto atualmente como uma prática capaz de ressignificar não só o ensino de Literatura nas escolas como também o próprio ensino da Linguagem e os reflexos sociais resultantes dessa aprendizagem. Sabendo-se que o processo de ensino-aprendizagem objetiva, sobretudo, um conhecimento articulado com as diversas áreas do conhecimento, e considerando a leitura e escrita como elementos de empoderamento e inclusão social, enxergamos, no letramento literário, uma forma inovadora e adequada para construir leitores e formadores de opinião. O aporte teórico utilizado teve como base os estudos de Bordini & Aguiar (1993), Cosson (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (2006), entre outros, onde buscamos repensar o ensino de literatura e da própria linguagem, além de confirmar o Letramento Literário como fonte primordial para uma educação de qualidade e uma proposta na educação do Ensino Médio, que consiste na formação não só de leitores, mas de cidadãos capazes e responsáveis pela transformação social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ricardo Soares da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleLiteratura e sala de aula: reflexões sobre o letramento literário no Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Déborah Henrique de Souza.pdfDéborah Henrique de Souza9.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.