Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Patrícia Chagas de-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:39:45Z-
dc.date.available2014-10-16T16:39:45Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5705-
dc.descriptionSousa, P. C. de. Poesia em sala de aula: uma proposta pedagógica interacionista sociodiscursiva. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA partir de reflexões sobre a complexidade nas interações dos professores com os alunos em sala de aula, e de como essa vivencia vem se desenvolvendo, partimos de uma sequência didática, para observamos movimentos constantes de reorganização, percebendo a necessidade de uma nova proposta pedagógica para o ensino de gêneros textuais em sala de aula. Sobretudo, propomos uma forma pedagógica interacionista sociodiscursiva de ensino da Poesia, para isso, escolhemos uma temática: Amor. E para elencar os nossos objetivos, realizamos uma pesquisa ação, direcionada a alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande. O presente trabalho abordará como os poemas foram postos em sala de aula, partindo de uma interação com os alunos e através do diálogo, construindo as (re)significações próprias em torno do poema de forma coletiva. Para tanto, nos apropriaremos dos entendimentos de alguns Teóricos como Bronckart, na relação ensino aprendizagem, nas concepções de Marchuschi no que diz respeito ao trabalho com gêneros textuais, e as considerações significativas de Cristovão e Nascimento que corroborando com os estudos de Bronckart. Metodologicamente, nos atentamos a Thiollent na realização de uma pesquisa-ação. Referente a temática amor nos apoiamos nos estudos de Jurandi Costa e Octavio Paes. Apurando o olhar em especial para a relação ensino aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléa Gurjão Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDidática de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titlePoesia em sala de aula: uma proposta pedagógica interacionista sociodiscursivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Chagas de Sousa.pdfPatrícia Chagas de Sousa10.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.