Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Paula Fabrícia | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:40:03Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:40:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.58 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5706 | - |
dc.description | Macedo, P. F. A noção de bullying na ótica das crianças. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A convivência de crianças na escola normalmente gera algumas situações de conflito entre elas, das quais a maioria pode ser vista como integrante do cotidiano de suas relações interpessoais nesse ambiente, sem maiores problemas. Contudo, algumas dessas situações suscitam problemas graves. Uma dessas situações é o bullying, que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é investigar a noção que alguns alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental têm a respeito do fenômeno bullying, de forma que possamos refletir sobre suas implicações. O universo da pesquisa é constituído por 19 alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada da cidade de Boqueirão, Paraíba. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados baseada em uma entrevista (realizada em 27 de maio de 2014) e na observação (entre os dias 19 e 30 de maio de 2014) de algumas situações de bullying no cotidiano da turma. Os principais autores que nortearam o trabalho foram Fante (2008), Piaget (apud Yves de La Taille, 1992), Lopes Neto (2005) e Quintanilha (2011). Como resultados, percebemos que a noção que os sujeitos da pesquisa têm a respeito do bullying é precária, devido às características de sua fase de desenvolvimento, e que é preciso conhecer as particularidades de cada contexto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.title | A noção de bullying na ótica das crianças | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paula Fabrícia Macedo.pdf | Paula Fabrícia Macedo | 9.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.