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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ana Maria Rodrigues de-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:40:07Z-
dc.date.available2014-10-16T16:40:07Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5707-
dc.descriptionOliveira, A. M. R. de. Projeto político-pedagógico: construção x imposição. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractDesde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político-pedagógico (o PPP, ou simplesmente, projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta. Se bem formatado, porém, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico na escola como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o projeto político pedagógico só cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. O estudo foi desenvolvido em uma escola privada de Campina Grande/PB, através de uma pesquisa de cunho qualitativo e justificamos a pertinência do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Para a consecução desse artigo, realizamos uma pesquisa com 4 professoras e com a diretora da escola campo de pesquisa. Através dos dados coletados é possível afirmar que a escola pesquisada não incentiva a participação de suas professoras na construção do seu PPP. Compreendemos que tal ação não contribui para a efetivação dos objetivos e ações expostos no Projeto e distancia-se do que a literatura na área recomenda para o bom funcionamento da escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rochapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto Político-pedagógicopt_BR
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.titleProjeto político-pedagógico: construção x imposiçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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