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dc.contributor.authorSantos, Fabiane Soares dos-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:40:12Z-
dc.date.available2014-10-16T16:40:12Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 152.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708-
dc.descriptionSantos, F. S. dos. A psicomotricidade na educação infantil e a importância da intervenção do professor. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA temática aqui discutida a Psicomotricidade na Educação Infantil e a importância da intervenção do professor, surgiu com a necessidade de identificar o que sabem os professores da educação infantil sobre a psicomotricidade e o que eles entendem sobre a importância da sua intervenção junto a esse processo. Assim o objetivo do presente estudo é analisar de que maneira os professores entendem e trabalham dentro de suas práticas cotidianas a psicomotricidade com seus alunos. A pesquisa se deu na Creche Municipal Irmã Santana, localizada no Município de Pocinhos-PB, sendo ela a única do município. Primeiramente a pesquisa se deu através da observação do local pesquisado no intuito de ter um contato primário com o objeto de estudo. Após essa primeira etapa foi elaborado um questionário para ser aplicado com os professores da instituição, contendo perguntas a cerca da prática dos professores com relação a psicomotricidade e sua intervenção junto a ela dentro de suas práticas em sala de aula. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa onde buscamos analisá-la levando em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa foi realizada na pré-escola e participaram da mesma 8 professores, com ela percebemos que a maioria destes não sabem o verdadeiro sentido que se tem em trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil, nem tampouco o valor de sua intervenção dentro do processo de desenvolvimento das crianças. Também um outro aspecto que consideramos importante dentro da pesquisa é o fato de que apenas dois professores da Creche são licenciados em Pedagogia, tendo os seis restantes apenas concluído o ensino médio. Dessa forma foi feita uma reflexão a cerca destes professores e de como eles entendem e introduzem em suas práticas a psicomotricidade junto ao seu papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem das crianças que frequentam a creche, como também analisar que tipo de concepção teórica e pratica apresentam esses profissionais e que qualidade eles demonstram ter dentro do ato docente junto a psicomotricidade e suas múltiplas formas de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Álvaro Luís Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA psicomotricidade na educação infantil e a importância da intervenção do professorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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