Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rego, Débora Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:40:18Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5710 | - |
dc.description | Rego, D. G. do. A importância do planejamento de aulas. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho resulta de uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar a importância dada ao planejamento de aulas por professoras dos anos iniciais de uma escola pública municipal, em Campina Grande-PB. Para tanto, são apresentadas concepções teóricas acerca do planejamento de ensino e informações sobre a estrutura do Sistema de Ciclos e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; identificam-se as concepções de planejamento de ensino de duas professoras e de uma supervisora; e examina-se o discurso de professoras acerca da sua prática de planejamento. A análise dos dados, que teve como base teórica, autores como Vasconcellos (1995, 2002, 2003, 2010), Libâneo (1992), Luckesi (2011), Dalmás (1994), dentre outros, possibilitou: constatar o reconhecimento por parte das professoras do planejamento como fator essencial para que uma aula seja produtiva e, ao mesmo tempo, a visão superficial destas ao definirem planejamento basicamente como momento de organização; verificar a falta de interesse por parte das professoras sobre questões teóricas e o desconforto da supervisora diante dessa postura; perceber o descaso das professoras para com o planejamento, refletido no pouco tempo dedicado a ele, e a omissão da supervisora quanto a esta situação; compreender que grande parte da dificuldade das professoras para planejar e da supervisora para acompanhar o planejamento resultam da falta de tempo para fazê-los; constatar, através dos discursos das professoras e supervisora que o suporte dado pela Secretaria de Educação é considerado por elas como insuficiente; analisar a visão superficial das professoras no que se refere ao Sistema de Ciclos e PNAIC e, ao mesmo tempo, o amplo conhecimento e entendimento da supervisora quanto às propostas. A análise de dados, com abordagem qualitativa, leva a considerar que há distância entre o discurso e a prática quando se relaciona o dito com o visto, e percebe-se a consciência dos profissionais sobre a sua responsabilidade mas, ao mesmo tempo, não se muda a postura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Plano de Aula | pt_BR |
dc.title | A importância do planejamento de aulas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Débora Gomes do Rego.pdf | Débora Gomes do Rego | 18.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.