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dc.contributor.authorRego, Débora Gomes do-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:40:18Z-
dc.date.available2014-10-16T16:40:18Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5710-
dc.descriptionRego, D. G. do. A importância do planejamento de aulas. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho resulta de uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar a importância dada ao planejamento de aulas por professoras dos anos iniciais de uma escola pública municipal, em Campina Grande-PB. Para tanto, são apresentadas concepções teóricas acerca do planejamento de ensino e informações sobre a estrutura do Sistema de Ciclos e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; identificam-se as concepções de planejamento de ensino de duas professoras e de uma supervisora; e examina-se o discurso de professoras acerca da sua prática de planejamento. A análise dos dados, que teve como base teórica, autores como Vasconcellos (1995, 2002, 2003, 2010), Libâneo (1992), Luckesi (2011), Dalmás (1994), dentre outros, possibilitou: constatar o reconhecimento por parte das professoras do planejamento como fator essencial para que uma aula seja produtiva e, ao mesmo tempo, a visão superficial destas ao definirem planejamento basicamente como momento de organização; verificar a falta de interesse por parte das professoras sobre questões teóricas e o desconforto da supervisora diante dessa postura; perceber o descaso das professoras para com o planejamento, refletido no pouco tempo dedicado a ele, e a omissão da supervisora quanto a esta situação; compreender que grande parte da dificuldade das professoras para planejar e da supervisora para acompanhar o planejamento resultam da falta de tempo para fazê-los; constatar, através dos discursos das professoras e supervisora que o suporte dado pela Secretaria de Educação é considerado por elas como insuficiente; analisar a visão superficial das professoras no que se refere ao Sistema de Ciclos e PNAIC e, ao mesmo tempo, o amplo conhecimento e entendimento da supervisora quanto às propostas. A análise de dados, com abordagem qualitativa, leva a considerar que há distância entre o discurso e a prática quando se relaciona o dito com o visto, e percebe-se a consciência dos profissionais sobre a sua responsabilidade mas, ao mesmo tempo, não se muda a postura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Teresa Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlanejamento de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlano de Aulapt_BR
dc.titleA importância do planejamento de aulaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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