Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ionath Iamara Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:40:22Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5711 | - |
dc.description | Santos, I. I. S. O desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PB. 2014. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca das Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas públicas que a partir do Atendimento Educacional Especializado às crianças com deficiência, objetivam viabilizar a proposta de Educação Inclusiva. Para tanto, tomamos como recorte a Sala de Recursos Multifuncionais instalada em uma escola da rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. A pesquisa objetivou verificar como essa escola do sistema regular de ensino estava trabalhando a proposta de Educação Inclusiva a partir do uso das Salas de Recursos Multifuncionais. Metodologicamente a pesquisa pode ser definida, quanto aos objetivos, como um estudo de natureza exploratória e quanto aos procedimentos pode ser classificada como do tipo Estudo de Caso, já que buscou conhecer uma dada realidade com maior profundidade. Fundamentamos o estudo com documental e bibliográfico. A pesquisa documental nos levou a leitura de alguns documentos que orientam a proposta de Inclusão Educacional como: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. Em relação ao aporte bibliográficos destacamos: Carvalho (2008), Mantoan (2008), Mittler (2003), Stainback (1999). A partir dos dados coletados constatamos que o processo de Inclusão não é uma tarefa fácil, os desafios e limites impostos aos deficientes são muitos, começando pelos entraves existentes na própria legislação e que se estendem ao âmbito educacional. Vimos também que, independente dos obstáculos podemos sim proporcionar as pessoas com deficiência uma aprendizagem rica e significativa, desde que o compromisso seja de todos os envolvidos neste processo, pois, incluir torna-se ainda mais difícil quando o obstáculo maior parte de nós, do nosso preconceito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Recursos Multifuncionais | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Espacializado | pt_BR |
dc.title | O desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ionath Iamara Silva Santos.pdf | Ionath Iamara Silva Santos | 41.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.