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dc.contributor.authorSantos, Ionath Iamara Silva-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:40:22Z-
dc.date.available2014-10-16T16:40:22Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5711-
dc.descriptionSantos, I. I. S. O desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PB. 2014. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca das Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas públicas que a partir do Atendimento Educacional Especializado às crianças com deficiência, objetivam viabilizar a proposta de Educação Inclusiva. Para tanto, tomamos como recorte a Sala de Recursos Multifuncionais instalada em uma escola da rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. A pesquisa objetivou verificar como essa escola do sistema regular de ensino estava trabalhando a proposta de Educação Inclusiva a partir do uso das Salas de Recursos Multifuncionais. Metodologicamente a pesquisa pode ser definida, quanto aos objetivos, como um estudo de natureza exploratória e quanto aos procedimentos pode ser classificada como do tipo Estudo de Caso, já que buscou conhecer uma dada realidade com maior profundidade. Fundamentamos o estudo com documental e bibliográfico. A pesquisa documental nos levou a leitura de alguns documentos que orientam a proposta de Inclusão Educacional como: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. Em relação ao aporte bibliográficos destacamos: Carvalho (2008), Mantoan (2008), Mittler (2003), Stainback (1999). A partir dos dados coletados constatamos que o processo de Inclusão não é uma tarefa fácil, os desafios e limites impostos aos deficientes são muitos, começando pelos entraves existentes na própria legislação e que se estendem ao âmbito educacional. Vimos também que, independente dos obstáculos podemos sim proporcionar as pessoas com deficiência uma aprendizagem rica e significativa, desde que o compromisso seja de todos os envolvidos neste processo, pois, incluir torna-se ainda mais difícil quando o obstáculo maior parte de nós, do nosso preconceito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristiane Maria Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectRecursos Multifuncionaispt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Espacializadopt_BR
dc.titleO desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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