Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5713
Título: O brincar tecendo fios da aprendizagem
Autor(es): Souza, Maria do Socorro Santos de
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincar
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Brincadeiras
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: No cenário das recentes pesquisas sobre a infância, o brincar vem ocupando espaço de destaque nas discussões de pesquisadores. Nesse sentido, esse artigo discute e analisa a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Para tal, desenrolamos os fios que tecem o brincar em quatro momentos. No primeiro, realizamos um breve percurso acerca da história da infância, identificando o brincar nesse percurso; no segundo, destacamos a relevância do brincar para o desenvolvimento humano; no terceiro apresentamos os entrecruzamentos entre o brincar, os jogos e as brincadeiras e, por fim analisamos o brincar na sociedade contemporânea. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nas contribuições teóricas de Vigotsky (1994), Louzada (1999), Kishimoto (19994) dentre outros. Percebemos, ao longo do trabalho, que há uma falta de entendimento e compreensão por parte da sociedade, da escola e dos professores a respeito da importância do brincar para o desenvolvimento da identidade, do caráter e da personalidade da criança enquanto cidadão de direitos. Vimos, também, que o ato de brincar cruza diferentes tempos e lugares, recriando e produzindo cultura, proporcionando às crianças a descoberta de suas potencialidades biopsicossociais. Os jogos entrecruzam-se com as brincadeiras favorecendo a superação de obstáculos e a descarga de energias negativas, revitalizando a mente da criança, produzindo liberdade, para que ela vivencie novos desafios. Consideramos as brincadeiras como um bom instrumento para a obtenção do aprendizado por parte das crianças, uma vez que ela ensina em um momento descontraído, livre de tensões, contribuindo para a formação da identidade da criança.
Descrição: Souza, M. do S. S. de. O brincar tecendo fios da aprendizagem. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5713
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Santos de Souza.pdfMaria do Socorro Santos de Souza11.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.