Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5718
Título: Processos histórico-social, educacional e cultural emergentes na redefinição da identidade do professor
Autor(es): Fernandes, Angelita Torquato
Palavras-chave: Pluralidade cultural
Práticas pedagógicas
Cidadania
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa estudou sobre o novo perfil do educador no contexto da pluralidade cultural de diferentes meios sociais na vida escolar, considerando os múltiplos pertencimentos dos sujeitos; o jovem enquanto agente social e sujeito produtor da cultura; observando os padrões culturais que os jovens utilizam para organizar sua vida estudantil e interpretar as suas experiências, as várias formas de manifestações das culturas juvenis: crenças, valores, símbolos, normas e práticas sociais compartilhadas pelos jovens. O foco da investigação é o professor enquanto agente social e suas formas de perceber o jovem na cultura, currículo e aprendizagem. O trabalho analisa, baseado em Hall (2003); Chauí (2001); Gomez (2008); Pimenta (1998); Freire (1975); Santos (1994); Imberdón (2000); Vygotsky (1987); entre outros, as formas de organizações e expressões culturais juvenis, no sentido de compreender como este segmento vivencia a diversidade cultural nas contradições, limites e possibilidades contidos no processo educativo referente à formação do educando, tendo como norte a pluralidade cultural.
Descrição: FERNANDES, Angelita Toquarto. Processos histórico-social, educacional e cultural emergentes na redefinição da identidade do professor. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5718
ISSN: CDD 360.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angelita Toquarto Fernandes.pdfPDF - Angelita Toquarto Fernandes502.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.