Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5724
Título: Contos e crônicas: a importância da produção textual para a aprendizagem dos alunos
Autor(es): Silva, Maria Vertone Nicolau
Palavras-chave: Produção textual
Conto
Crônica
Ensino médio
Cidadania
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: A presente monografia versa sobre a produção textual nos gêneros conto e crônica no 1º ano do ensino médio. Reportando-se a estudos teóricosapresentando definições, conceitos e concepções sobre texto, gênero textual, conto, crônica e fundamentos daeducação do Ensino Médio. Além disso, discorre sobre uma pesquisa realizada com alunos e professores do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Nominando, caracterizando o universo do estudo, o público alvo e os procedimentos de coleta e análise dados, tendo em vista investigar como se realiza o processo ensino-aprendizagemde contos e crônicas nesta modalidade de ensino. Destaca ainda, a divulgação e analise dos resultados ressaltando considerações acerca da pesquisa desenvolvida, bem como evidenciando a importância da produção textual para o crescimento da aprendizagem destes educandos, numa perspectiva de letramento e cidadania. Portanto, conclui-se que o processo ensino – aprendizagem dos gêneros textuais contos e crônicas, no 1º ano do Ensino Médio, não se realiza com êxito, devido à ausência de recursos didáticos, competências linguísticas dos educando, principalmente no que concerne à leitura e escrita, entre outras, fatores que propiciem uma prática pedagógica eficaz.
Descrição: SILVA, Maria Vertone Nicolau. Contos e crônicas: a importância da produção textual para a aprendizagem dos alunos. 2014. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5724
ISSN: CDD 372.623
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vertone Nicolau Silva.pdfPDF - Maria Vertone Nicolau Silva11.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.