Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5730
Título: | Coesão e coerência em produções textuais de alunos do 1º ano do ensino médio: entre o real e o ideal |
Autor(es): | Lima, Rosângela Guedes de |
Palavras-chave: | Produção textual Coesão Coerência |
Data do documento: | 16-Out-2014 |
Resumo: | A manifestação do pensamento é registrada através da produção textual. Dada a importância da comunicação para as relações humanas, a realização do presente estudo surgiu da necessidade, diante de uma turma de alunos novatos, de conhecer sua capacidade de escrever textos coesos e coerentes. Dessa forma, seu objetivo é analisar as produções textuais de alunos do 1º ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. Otávia Silveira, no município de Mogeiro, para conhecer seu nível de compreensão e domínio relativo à coesão e à coerência em textos narrativos escritos que sejam capazes de oferecer ao leitor clareza e unidade de sentido. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação na referida turma, iniciando-se com a contextualização dos conteúdos pertinentes, seguida da solicitação de redações aos alunos. De um universo de vinte e quatro produções, foram selecionadas doze para análise. A escolha dessas amostras seguiu o critério de redações muito boas, medianas e muito problemáticas. A análise dos dados obtidos foi pautada em conceitos teóricos de renomados estudiosos. São realizados questionamentos e reflexões por Marcuschi (2008), Meserani (2008), Monteiro (2004), Possenti (1996) e Soares (2000) acerca de como a escola conduz os ensinamentos das competências comunicativas. Koch (2002), Beaugrande e Dressler (1981), Platão e Fiorin (2007), Halliday e Hasan (1976), e Marcuschi (2008) servem de base para a coesão textual, responsável pela conexão entre os vários segmentos de um texto. Já a unidade textual e a lógica que fazem com que um conjunto de frases se torne um todo compreensível, ou seja, um texto, é resultante da coerência. Koch (2008), Platão e Fiorin (2007), Marcuschi (2008), Charolles (1983) e Bastos (l984), são os autores utilizados para o desenvolvimento desse conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as produções textuais da turma em referência apresentam falta de domínio no tocante à coesão (sequencial, por reiteração e conjuntiva) e coerência (por uso de pleonasmo vicioso e por falta de ordem lógica). |
Descrição: | LIMA, Rosângela Guedes de. Coesão e coerência em produções textuais de alunos do 1º ano do ensino médio: entre o real e o ideal. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5730 |
ISSN: | CDD 372.623 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosângela Guedes de Lima.pdf | PDF - Rosângela Guedes de Lima | 7.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.