Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5733
Título: Projeto recicla: percepção ambiental dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Auzanir Lacerda, Patos-PB
Autor(es): Gonsalves, Flávio Nobrega
Palavras-chave: Socioambiental
Educação ambiental
Ensino aprendizagem
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O presente trabalho fez parte de um projeto (RECICLA) desenvolvido na EEEM Auzanir Lacerda que visou buscar informações sobre os problemas ambientais que os alunos possuem em relação a sua escola e, também, de sua cidade. Além disso, esse trabalho levantou informações sobre a situação da Educação Ambiental na escola, procurando identificar alguns problemas educacionais na mesma, referentes à falta de capacitação dos professores frente ao tema. Foram desenvolvidas algumas ações para levantar informações de educação ambiental, como aplicação de um questionário, proposição de temas para debates e ações educativas ecológicas com o intuito de diagnosticar a evolução dos alunos, de maneira quantitativamente, antes e após os trabalhos do projeto “RECICLA”, relacionando o processo de ensino aprendizagem do modo tradicional com o modo progressista crítico-social dos conteúdos. O questionário socioambiental mostrou de maneira geral que a maioria dos jovens não estão, ainda, engajados com os problemas ambientais, principalmente, com àqueles relacionados à sua cidade. O estudo mostrou que os alunos, em parte, são conscientes dos problemas ambientais que a sua escola, seu município e, o planeta está passando. Porém, mostrou também, a falta de atitudes e maneiras de agir para a melhoria do meio ambiente. Ademais, o trabalho apresentou a falta ou as dificuldades que os professores dessa escola possuem em relação a temas transversais e a interdisciplinaridade. Há desconexão dos docentes sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente, conforme as atuais necessidades contemporâneas para a formação do seu alunado, bem como há uma necessidade de uma formação continuada para os profissionais do magistério da escola em questão, pois, o corpo docente mostrou uma carência quanto à definição de sua forma metodológica de ministrar os conteúdos de suas disciplinas, além dos já mencionados ligados a área ambiental.
Descrição: GONSALVES, Flávio Nóbrega. Projeto recicla: percepção ambiental dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Auzanir Lacerda, Patos-PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5733
ISSN: CDD 372.357
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio Nóbrega Gonsalves.pdfPDF - Flávio Nóbrega Gonsalves1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.