Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5735
Título: Avaliação e progressão continuada: implicações ao processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Sobral, Ana Cláudia da Silva
Palavras-chave: Avaliação
Processo de ensino aprendizagem
Progressão continuada
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: de progressão continuada e identifica suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, ressaltando a organização da escola em ciclos, a avaliação formativa e a questão curricular. Consiste em um estudo de caso, realizado em uma escola de ensino fundamental da rede Municipal de Educação de Campina Grande/PB. Para coleta de informações foi aplicado um questionário a quatro professores efetivos que lecionam na instituição pesquisada, sendo um professor de Matemática que leciona no Ensino Fundamental do 7º ao 9º anos; uma professora de Ciências que ensina nas turmas de 8º e 9º anos; uma professora de Educação Artística que leciona em todas as turmas; e um professor de Língua Portuguesa que leciona as turmas dos 8º e 9º anos a aproximadamente há 10 anos. Para a análise as respostas ao questionário foram agrupadas em três blocos: o primeiro refere-se à concepção e modos de avaliar; o segundo diz respeito aos ciclos de formação e à progressão continuada e o terceiro trata das implicações e consequências da progressão continuada ao processo de aprendizagem. Tomamos como referenciais teóricos autores como Costa (2010); Gomes (2004); Demo (1999); Caldeira (2009); Hoffmann (2009); Libâneo (1994); Manairdes (2001) e outros. Conclui-se a escolarização em ciclos de formação vivenciada por estes professores comporta uma série de inquietações, insatisfações e tensões no que se refere à avaliação e suas consequencias para a aprendizagem, sendo que não é possível apontar uma única causa para o baixo desempenho dos estudantes no contexto da progressão continuada; a escolarização em ciclos depende de ajustes em todas as dimensões da ação educativa; os problemas de baixo rendimento da aprendizagem dos estudantes envolvem todos os sujeitos diretamente envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, portanto, é preciso revisar a forma como o sistema de ciclo está sendo conduzido, uma vez que é necessário ter clareza sobre sua proposta político-pedagógica que inclui reorganização de referenciais teórico-metodológicos que garantam o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e um currículo que priorize uma formação para a cidadania.
Descrição: SOBRAL, Ana Claúdia da Silva. A relação entre a família e a escla. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5735
ISSN: CDD 371.27
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Claúdia da Silva Sobral.pdfPDF - Ana Claúdia da Silva Sobral472.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.