Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5737
Título: Diversidade cultural no contexto escolar
Autor(es): Leite, Maria Aparecida
Palavras-chave: Diversidade cultural
Escola
Pluralidades
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Intitulamos a sociedade atual de global, plural, diversa, pluriétnica e marcada por uma conjuntura de conflitos, preconceitos e racismos dentre os diferentes grupos que a forma. Nesse contexto, o presente trabalho monográfico abordará a temática da diversidade cultural, problematizando o papel pedagógico desenvolvido pela escola para o trabalho com a diversidade e sua proposta curricular no desenvolvimento dessa prática educativa. A diversidade cultural está presente no dia-a-dia do contexto escolar, expressando-se nas diferentes formas de criação, produção, difusão e fruição das expressões culturais e entre as inúmeras formas de representação. Mas é importante ressaltar que para o desenvolvimento dessa abordagem, é necessário ir além da constatação de contemplação e do folclore que muitas vezes se faz em torno das diferenças existentes. Por isso, a pesquisa empírica possibilitou-nos perceber como algumas diferenças viram sinônimos de defeitos em relação a um padrão dominante. Esta pesquisa foi desenvolvida na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino Bento, localizada no Município de Aguiar-Pb, nas turmas de Educação Fundamental I e II, e nas turmas de EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Descrição: LEITE, Maria Aparecida. Diversidade cultural no contexto escolar. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5737
ISSN: CDD 306
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Leite.pdfPDF - Maria Aparecida Leite626.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.