Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5742
Título: Educação para todos: reflexões curriculares sobre a educação do campo
Autor(es): Silva, Tércio Ramon Almeida
Palavras-chave: Educação do Campo
Identidade
Currículo
Multiculturalismo
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Essa Monografia tem como objetivo geral, refletir sobre a necessidade social e política, de uma educação diferenciada para o homem do campo, percebendo a diversidade, como a existência do outro, de variados modos de ver e viver. A Educação do campo, é entendida nesse trabalho, como uma proposta educacional que valoriza e reconhece a identidade do homem camponês. Para o desenvolvimento dessa discussão, uma vasta bibliografia foi revisada, nos proporcionando, em um primeiro momento, situarmos o campo de debate historicamente construído e seu diálogo com os movimentos sociais. Essa discussão vem nos possibilitar um debate sobre as várias construções discursivas, identitárias sobre o indivíduo do campo, como o discurso civilizador, e o papel da educação na formação desse sujeito social. Na educação, coube-nos ater sobre a discussão de currículo, caracterizado como instrumento de poder pedagógico. Para o desenvolvimento de nossa análise, utilizamos uma vasta bibliografia sobre o tema Educação do Campo, as iniciativas institucionais, suas leis, decretos e pareceres e, o diálogo produzido entre a sociedade civil organizada.
Descrição: SILVA, Tércio Ramon Almeida. Educação para todos: reflexões curriculares sobre a educação do campo. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5742
ISSN: CDD 371.01
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA.pdfPDF - TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA529.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.