Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5753
Título: A leitura infantil como mediadora na desconstrução da discriminação racial
Autor(es): Holanda, Maria Aparecida Almeida
Palavras-chave: Racismo
Discriminação
Literatura infantil
Infância
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: Situações de racismo e discriminações raciais são vivenciadas cotidianamente pelos negros, este fato é preocupante, sobretudo quando o contrapomos com a ideia de igualdade racial estipulada pelos Estados. É necessário se pensar em alternativas que contribuam para a desconstrução do racismo, isso deve ser feito desde cedo, na infância. A literatura infantil é um instrumento com grande capacidade de influenciar na formação ideológica na criança. Porém, por muito tempo, ela foi usada, dentre várias funções, para reafirmar a hegemonia dos brancos e os valores dominantes europeus. Isto ocorria quando os negros eram representados na literatura sempre como personagens subalternos e quando eles eram, simplesmente, desprezados nas narrativas. Atualmente, embora ainda exista literatura deste tipo, a tendência tem mudado, e os autores devem e tem preferido escrever e contar estórias que resaltam o respeito às diferenças raciais ao contrário de reafirmar a superioridade branca.
Descrição: HOLANDA, Maria Aparecida Almeida. A leitura infantil como mediadora na desconstrução da discriminação racial. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5753
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Almeida Holanda.pdfMaria Aparecida Almeida Holanda1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.