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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5753
Título: | A leitura infantil como mediadora na desconstrução da discriminação racial |
Autor(es): | Holanda, Maria Aparecida Almeida |
Palavras-chave: | Racismo Discriminação Literatura infantil Infância |
Data do documento: | 20-Out-2014 |
Resumo: | Situações de racismo e discriminações raciais são vivenciadas cotidianamente pelos negros, este fato é preocupante, sobretudo quando o contrapomos com a ideia de igualdade racial estipulada pelos Estados. É necessário se pensar em alternativas que contribuam para a desconstrução do racismo, isso deve ser feito desde cedo, na infância. A literatura infantil é um instrumento com grande capacidade de influenciar na formação ideológica na criança. Porém, por muito tempo, ela foi usada, dentre várias funções, para reafirmar a hegemonia dos brancos e os valores dominantes europeus. Isto ocorria quando os negros eram representados na literatura sempre como personagens subalternos e quando eles eram, simplesmente, desprezados nas narrativas. Atualmente, embora ainda exista literatura deste tipo, a tendência tem mudado, e os autores devem e tem preferido escrever e contar estórias que resaltam o respeito às diferenças raciais ao contrário de reafirmar a superioridade branca. |
Descrição: | HOLANDA, Maria Aparecida Almeida. A leitura infantil como mediadora na desconstrução da discriminação racial. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5753 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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