Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5767
Título: A responsabilidade ambiental pós-consumo
Autor(es): Wanderley, Jaciara de Vasconcelos Rivero
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade Ambiental Pós-consumo
Direito ambiental
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: A responsabilidade ambiental pós-consumo é uma modalidade de responsabilização que visa prevenir e reparar os danos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos. Diante dessa modalidade, será imputada a responsabilidade aos produtores, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que desenvolveram a atividade causadora do impacto ambiental. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi fazer um estudo sobre a responsabilidade ambiental pós-consumo e uma breve análise da relação do ser humano com o meio ambiente, das demais modalidades de responsabilização ambiental e da crise dos resíduos sólidos em que se encontra o país. Mesmo diante das dificuldades em encontrar fontes por causa da atualidade do tema, foi realizado um profundo estudo bibliográfico sobre o assunto. Analisando a situação em que se encontra o planeta com relação ao acúmulo de resíduos sólidos e o desequilíbrio ambiental crescente, a responsabilidade pós-consumo se torna uma alternativa para solucionar esse problema que não ocorre só no Brasil, mas no mundo inteiro. Acontece que apesar de já ter sido editada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, ainda não existe regulamentação a respeito da logística reversa, que além de descartar os resíduos adequadamente, eles podem retornar ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos. Para a efetivação do instituto em estudo, além da devida regulamentação, deve haver o desenvolvimento de uma política pública, a conscientização da sociedade e do setor empresarial sobre os impactos ambientais que o descarte inadequado pode causar poluindo águas, terra e ar, já que os resíduos podem se apresentar sob a forma líquida, sólida ou gasosa.
Descrição: WANDERLEY, Jaciara de Vasconcelos Rivero. A responsabilidade ambiental pós-consumo. 2010. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5767
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciara de Vasconcelos Rivero Wanderley.pdfJaciara de Vasconcelos Rivero Wanderley654.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.