Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/579
Título: Os teoremas de Sylow e algumas aplicações
Autor(es): Araújo, Ewerton Bruno Silva
Palavras-chave: Matemática – Teoria dos Números
Teorema de Sylow – Aplicação
Teoria dos Grupos Finitos
Data do documento: 26-Out-2012
Resumo: Devido ao caráter de um trabalho de conclusão de curso, prezamos por utilizar recursos de nível de graduação, objetivando a compreensão de todos. Supomos inicialmente o conhecimento básico do leitor sobre conceitos como funções, operações, equivalência, congruência e divisibilidade. Assim, após uma breve visão histórica, apresentamos uma introdução à Teoria dos Grupos, onde foram fundamentadas noções de grupos, subgrupos, classes laterais, subgrupos normais, grupos quocientes, homomorfismos, grupo das simetrias e representações de grupos, além de resultados de destaque na Teoria dos Grupos Finitos, tais como o Teorema de Lagrange, o Teorema do Homomorfismo, o Teorema de Cayley e o Teorema Órbita-estabilizador dando assim todo o suporte teórico necessário à abordagem ao nosso foco, os Teoremas de Sylow. Neste item, foi necessário conceituar p-Grupos para finalmente podermos chegar ao nosso objetivo de enunciar os Teoremas de Sylow, demonstrá-los e, em seguida, exibirmos algumas aplicações.
Descrição: ARAÚJO, E. B. S. Os teoremas de Sylow e algumas aplicações. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/579
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Bruno Silva Araújo.pdfEwerton Bruno Silva Araújo919.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.