Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5790
Título: A violência contra a mulher e os impactos do movimento feminista e da Lei Maria da Penha junto aos Juizados Especiais Criminais
Autor(es): Oliveira, Geovana Pereira de
Palavras-chave: Violência contra a Mulher
Feminismo
Juizados Especiais Criminais
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: A violência contra a mulher é um problema mundial ligado ao poder, privilégios e controles masculinos. Atinge as mulheres independentemente de idade, cor, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual ou condição social. O efeito é, sobretudo, social, pois afeta o bem-estar, a segurança, as possibilidades de educação e desenvolvimento pessoal e a autoestima das mulheres. Historicamente, à violência doméstica e sexual somam-se outras formas de violação dos direitos das mulheres: da diferença de remuneração em relação aos homens à injusta distribuição de renda; do tratamento desumano que recebem nos serviços de saúde ao assédio sexual no local de trabalho. Essas discriminações e sua invisibilidade agravam os efeitos da violência física, sexual e psicológica contra a mulher. Dessa forma, partindo de uma análise bibliográfica sobre violência doméstica, este artigo tem como objetivo, analisar como o Poder Judiciário brasileiro tem se comportado frente aos abusos cometidos contra as mulheres no âmbito doméstico, buscando, assim, compreender os impactos que a violência de gênero e o movimento feminista têm nos Juizados Especiais Criminais.
Descrição: OLIVEIRA, Geovana Pereira de.A violência contra a mulher e os impactos do movimento feminista e da Lei Maria da Penha junto aos Juizados Especiais Criminais . 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5790
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovana Pereira de Oliveira.pdfGeovana Pereira de Oliveira413.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.