Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5798
Título: Entre histórias e memórias: construindo narrativas para sala de aula
Autor(es): Oliveira, Herbert de Andrade
Palavras-chave: História
Educação
Comunidades locais
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: Na sociedade capitalista atual, constantemente são bloqueados os elos das camadas populares com a lembrança, com a memória coletiva que em outros tempos era passada oralmente pelas gerações e sustentada em base materiais rígidas. Os indivíduos e grupos sociais menos favorecidos economicamente estão sujeitos mais do que nunca a perda das suas relações com o passado, portanto de suas identidades. Em contraposição a esse contexto, as comunidades locais necessitam preservar suas memórias e construir elas próprias suas histórias de vida. Fazendo uma ponte com a educação, sabemos que o aluno lida com as representações agenciadas no livro didático como verdades e não como produtos confeccionados numa rede complexa de poder e saber. Nesse sentido, faz-se necessário trazer a discussão da memória para sala de aula, a partir de histórias resgatadas pela oralidade e pelas várias modalidades de escrita. Com isso o aluno irá perceber que a História pode ser contada a partir de vários ângulos. A primeira parte do nosso trabalho, ―entre histórias e memórias‖, é uma discussão teórica que trata, no fundo, da necessidade de chamarmos atenção para o(s) lugar(es) da memória na história. O capítulo seguinte, ―construindo narrativas para sala de aula‖, trata de outra necessidade: devemos construir uma educação articulada com a realidade local. Nesse trabalho procuramos envolver ―memórias e histórias‖ das comunidades locais com os conhecimentos e as aulas ministradas nas escolas públicas, possibilitando a produção e circulação de novos saberes em sala de aula.
Descrição: OLIVEIRA, Herbert de Andrade. Entre histórias e memórias: construindo narrativas para a sala de aula. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798
ISSN: CDD 370.8
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herbert de Andrade Oliveira.pdfPDF - Herbert de Andrade Oliveira1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.