Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/580
Título: Fitossanidade e micropropagação in vitro de pinhão manso
Autor(es): Medeiros, Otonilson de Sousa
Palavras-chave: Fitossanidade
Sementes
Jatropha curcas L.
Data do documento: 29-Out-2012
Resumo: O pinhão manso (Jatropha curcas L.) é uma planta da família Euphorbiaceae que vem sendo cogitada como uma das alternativas de matéria-prima para a fabricação de biodiesel. As sementes de pinhão manso ocupam duas importantes funções na cadeia produtiva desta oleaginosa: é a matéria-prima para extração do óleo e o material de propagação seminal, portanto, as sementes ocupam local de destaque e sua qualidade deve ser mantida para que as sementes possam expressar seu potencial. O teste de sanidade de sementes é fundamental para identificar patógenos que possam acometê-la e possivelmente afetar sua qualidade. Porém, devido ao fato do pinhão manso não ser ainda uma planta domesticada, em muitos casos, os plantios com essa cultura são desuniformes, prejudicando a produção. Contudo, alternativas para mitigar o problema surgem, dentre estas, encontra-se em grande destaque a multiplicação in vitro da espécie. Diante do exposto, objetivou-se, com este trabalho, estudar a micoflora e a micropropagação de Jatropha curcas L., visando identificar os agentes patogênicos que possam afetar o desenvolvimento da semente, bem como micropropagar para fins de estabelecimento de mudas. O trabalho foi desenvolvido em dois experimentos: o primeiro experimento considerou a análise sanitária das sementes; no segundo experimento foi estudado a micropropagação in vitro e ex vitro do pinhão manso. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação e nos Laboratório de Biotecnologia Vegetal, da Embrapa Algodão, Campina Grande – PB. No decorrer da primeira etapa da pesquisa foi possível observar que os patógenos: Arpergillus sp. e Fusarium sp. foram detectados tanto em sementes desinfestadas quanto em sementes não desinfestadas; Aspergillus sp. foi o fungo predominante nas sementes estudadas. Fungos do gênero Rhizoctonia sp. acometeram apenas as sementes desinfestadas. Fungos do gênero Rhizopus sp. foram encontrados apenas em sementes não desinfestadas. O maior percentual de emergência (53%) das plântulas foi observado aos 15 dias após a semeadura. Já no segundo experimento observou-se que os tratamentos contendo o BAP associado ou não à Quitosana em diferentes concentrações promoveram um acréscimo nas médias de número de folhas e número de brotos dos explantes.
Descrição: MEDEIROS, O. de S. Fitossanidade e micropropagação in vitro de pinhão manso. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/580
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otonilson de Sousa Medeiros.pdfOtonilson de Sousa Medeiros760.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.