Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5850
Título: Serviço social e saúde: um debate sobre a inserção do assistente social na política de humanização
Autor(es): Souza, Alline Emmanuelle de Macêdo
Palavras-chave: Política de Saúde
Política nacional de humanização
Serviço social
Data do documento: 21-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de análise a relação entre o Serviço Social e o processo de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS). A escolha da temática decorre da experiência do estágio supervisionado em Serviço Social junto ao Serviço Municipal de Fisioterapia (SMF) de Campina Grande, composto pela Unidade Municipal de Fisioterapia (UMF) e pelo Centro de Referência em Atenção aos portadores de Necessidades Especiais (CRANESP). Esta experiência despertou o interesse pelo aprofundamento teórico em torno da relação entre a realidade da política de saúde, demarcada predominantemente, pela desumanização dos serviços e as possibilidades de intervenção do assistente social neste contexto adverso. Norteou-se pelos seguintes objetivos: identificar e analisar a inserção do assistente social no processo de humanização da saúde no contexto de contrarreforma do Estado brasileiro; refletir sobre o atual contexto de reforma conservadora do Estado; debater acerca da perspectiva do atendimento humanizado em saúde, neste contexto, e analisar a relação entre o Serviço Social e o processo de humanização do atendimento. A metodologia proposta envolveu uma revisão de literatura e a análise do tema indica que em meio à desconstrução de direitos, o Estado recompõe seu discurso oficial, agora em torno da humanização dos serviços de saúde. A retórica assumida enfatiza uma dimensão eminentemente psicologizante e despolitizada dos problemas sociais, centrada ora na responsabilidade do usuário, ora na responsabilidade do profissional e/ou da equipe de trabalho. Uma humanização abstrata, que retraduz os valores da autoajuda, da ajuda mútua e da solidariedade local.
Descrição: SOUZA, A. E. de. M. Serviço social e saúde: um debate sobre a inserção do assistente social na política de humanização. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5850
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alline Emmanuelle de Macêdo Souza.pdfAlline Emmanuelle de Macêdo Souza564.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.