Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5882
Título: Internalização e valor normativo de tratados: disciplinamento constitucional aplicável
Autor(es): Menezes, Maécio de Oliveira
Palavras-chave: Tratados
Internalização
Força normativa
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: O presente trabalho, através de uma análise positivista, que não deixa de lado doutrina e jurisprudência, tem como objetivo esclarecer o regramento constitucional para a incorporação de tratados ao Direito Brasileiro. Deixa de lado a discussão propagada por monistas e dualistas e dá ênfase as normas positivas que disciplinam os processos de ratificação e de promulgação dos pactos internacionais, demonstrando como o Brasil se obriga perante os demais signatários do acordo de vontade formulado por sujeitos do Direito Internacional e de que forma as normas destes acordos passam a ser de observância obrigatória no território nacional, ganhando força normativa. Força normativa esta que terá natureza distinta diante de matérias específicas e da forma de aprovação proferida pelo Poder Legislativo em cada caso.
Descrição: MENEZES, Maécio de Oliveira. Internalização e valor normativo de tratados: disciplinamento constitucional aplicável. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5882
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maécio de Oliveira Menezes.pdfMaécio de Oliveira Menezes451.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.