Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5903
Título: Redução da maioridade penal: estudo sobre a viabilidade jurídica e a eficácia dessa medida
Autor(es): Barbosa, Hênio Oliveira
Palavras-chave: Direito penal
Maioridade penal
Viabilidade Jurídica
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: O propósito do presente trabalho é analisar a viabilidade jurídica e prática de uma possível redução da maioridade penal. Para tanto, irá buscar-se, por meio da pesquisa bibliográfica, compreender, em síntese, os aspectos constitucionais da inimputabilidade penal dos menores de dezoito anos e a possibilidade ou não dessa idade ser reduzida. Buscar-se-á analisar se é legalmente possível a redução da maioridade penal, bem como se essa medida representa uma solução eficaz para combater o cometimento de atos infracionais por parte dos jovens. Uma vez que, diante do número elevado e da gravidade dos atos infracionais cometidos pelos adolescentes, a pressão da mídia e o clamor social tem pressionado o Legislativo a colocar em pauta projetos de lei que estabeleçam a redução da maioridade penal. Verificar-se-á no decorrer do trabalho, por meio de referenciais teóricos, documentos eletrônicos e demais fontes de informação escritas, onde provavelmente se encontra uma das principais causas que dão origem ao problema da violência entre os jovens e, que esse fato, na verdade, não se deve exclusivamente às condutas ilícitas dos jovens, mas, principalmente, se deve à falta de políticas públicas direcionadas a proporcionar toda a assistência necessária para a adequada formação dessas pessoas que se encontram em uma fase peculiar de desenvolvimento.
Descrição: BARBOSA, Hênio Oliveira . Redução da maioridade penal: estudo sobre a viabilidade jurídica e a eficácia dessa medida . 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5903
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hênio Oliveria Barbosa.pdfHênio Oliveria Barbosa471.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.