Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5905
Título: Transexualidade e direitos fundamentais: O direito à identidade de gênero
Autor(es): Alves, Gabriela Barreto
Palavras-chave: Transexualismo
Direitos fundamentais
Identidade de gênero
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise da necessidade da garantia efetiva dos direitos fundamentais de transexuais e transgêneros, propondo uma profunda reflexão acerca da realidade de estigma, preconceitos e exclusão em que vivem esses indivíduos. O artigo aborda a emergência do Direito à Identidade de Gênero enquanto direito fundamental inferido dos princípios da dignidade da pessoa humana e da vedação a discriminações odiosas, e dos direitos à igualdade, liberdade e privacidade. Apresenta-se uma discussão acerca do gênero enquanto conceito jurídico, e de como o acesso à plena manifestação desta identidade é fundamental para a garantia de dignidade e cidadania aos transexuais. O trabalho demonstra que a situação de abandono e descaso vivida pelo transexual é refletida na completa ausência de normatização de seus direitos civis e da proteção à sua liberdade para viver conforme sua identidade de gênero. De maneira geral, o presente texto pretende ampliar as discussões sobre o paradigma da identidade de gênero e a sua íntima ligação com afrontas aos direitos fundamentais. Especificamente, no entanto, o trabalho tem como objetivo atrair esta discussão para o âmbito jurídico, apresentando as dificuldades na concretização da justiça e do amplo acesso às garantias fundamentais de transexuais em uma sociedade excessivamente excludente e conservadora.
Descrição: ALVES, Gabriela Barreto . Transexualidade e direitos fundamentais: O direito à identidade de gênero . 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5905
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Barreto Alves.pdfGabriela Barreto Alves375.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.