Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5910
Título: A aplicação do princípio da simplicidade nos juizados especiais: Uma Análise de Sentenças da Comarca de Campina Grande
Autor(es): Villarim, Priscila Rodrigues Moreira
Palavras-chave: Juizados especiais
Princípio da simplicidade
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: Nesta monografia, tratamos de investigar a aplicação do princípio da simplicidade em sentenças jurídicas proferidas por magistrados dos Juizados Especiais Cíveis da comarca local. A necessidade de ampliar a discussão sobre a simplificação da linguagem jurídica como meio de promover o acesso à justiça determinou a opção pelo tema em estudo, pois estamos certos de que um vocabulário mais simples, direto e objetivo, principalmente no que diz respeito às decisões judiciais, aproxima a sociedade da prestação jurisdicional. Esse estudo objetivou analisar sentenças jurídicas dos Juizados Especiais Cíveis e norteia-se pela seguinte questão: Os cidadãos sem formação jurídica que figurem como partes em um processo no Juizado Especial, postulando sem a assistência de advogado, seriam capazes de entender, sem maiores dificuldades, as sentenças proferidas pelo magistrado? Os fundamentos teóricos basilares dessa pesquisa foram as noções de Juizados Especiais e de acesso à justiça, bem como a simplificação da linguagem e a caracterização do gênero sentença. Nosso corpus é composto por sentenças proferidas no mês de julho do ano corrente pelo juiz titular da 1ª Vara do Juizado Especial da Comarca de Campina Grande e foi analisado sob a perspectiva da metodologia interpretativista. Os resultados revelam que a linguagem jurídica apresenta opacidade e purismo lingüístico que dificultam o seu entendimento e a linguagem utilizada nos Juizados não contempla a o princípio da simplicidade em plenitude.
Descrição: VILLARIM, Priscila Rodrigues Moreira A aplicação do princípio da simplicidade nos juizados especiais: Uma Análise de Sentenças da Comarca de Campina Grande. 2010. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5910
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Rodrigues Moreira.pdfPriscila Rodrigues Moreira Villarim11.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.