Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5916
Título: O uso de vídeos na contextualização do ensino de química e a visão dos alunos sobre a utilização desses recursos em sala de aula
Autor(es): Melo, Erika Maria Gouveia de
Palavras-chave: Ensino de química
Linguagem audiovisual
Química
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: As mudanças decorrentes da sociedade contemporânea nos remetem a uma organização curricular que desperte no aluno o pensamento crítico-reflexivo diante dos fatos, uma visão e posicionamentos próprios frente aos novos avanços científicos e tecnológicos, de modo que, o educando encontre-se como sujeito integrante e participativo de um mundo em constante mudança. Nessa perspectiva, o ensino de Química deve priorizar não só o caráter informacional, mas também, sua importância e relevância refletida nos acontecimentos sociais, históricos, tecnológicos, políticos e econômicos de forma que o aluno construa suas próprias idéias e relacione o conhecimento dentro dos espaços escolares com a vivência social. Fazendo uso de recursos audiovisuais como vídeo, o professor pode dinamizar sua prática pedagógica e estimular o interesse e a motivação por novos conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho teve por finalidade estimular a capacidade comunicativa e discursiva por meio da utilização de vídeos no ensino de Química; refletir sobre o quanto essa ferramenta pode auxiliar no processo de aprendizagem, no despertar de interesse e motivação e investigar as consequências educacionais e a percepção dos alunos diante da utilização desse recurso. Para tanto, a prática educacional foi calcada numa concepção contextualizada através de temas geradores. O estudo foi realizado através de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa e quantitativa aplicada a alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual do Estado da Paraíba. Os vídeos, como recurso didático, mostraram-se um eficaz e relevante instrumento facilitador na contextualização, estimulador em salas de aula e motivador de novas descobertas e da capacidade de aprender e continuar aprendendo.
Descrição: MELO, Erika Maria Gouveia de. O uso de vídeos na contextualização do ensino de química e a visão dos alunos sobre a utilização desses recursos em sala de aula. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5916
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Maria Gouveia de Melo.pdfErika Maria Gouveia de Melo 1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.