Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5943
Título: Um estudo sobre a gravidez na adolescência no município de Santa Helena-PB
Autor(es): Sousa, Josefa Cândido de
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Educação sexual
Orientação sexual
Data do documento: 4-Nov-2014
Resumo: A sexualidade, historicamente, esteve envolta em grandes polêmicas na sociedade. Atualmente, apesar das mudanças sócio culturais, as questões sobre sexo e sexualidade são focados na adolescência, porém são abordadas de forma informativa o que leva a defasagem dos estudantes quanto a orientação sexual, e, consequentemente a uma vida sexual ativa sem as devidas responsabilizações e os cuidados contraceptivos pertinentes ao seu desenvolvimento. Os meios de comunicação representam, hoje, ao lado da família e da escola outro espaço de aprendizagem, porém numa perspectiva de aprendizagem informal que atende as ideologias vigentes. As crianças e adolescentes diante dos estímulos, valores, crenças e costumes originários nesses novos espaços, precisam ser orientados para um pensamento crítico numa área tão minada de desinformações e contradições. Diante disso, e partindo do pressuposto de que a escola tem uma função complementar de educar os jovens em sua plenitude, surgiu a necessidade da realização da pesquisa exposta, que foi realizada no ano de 2013, numa escola de Ensino Fundamental do Município de Santa Helena – PB, de ensino médio com o objetivo de analisar o nível de informação que os adolescentes entre 12 e 15 anos têm sobre as consequências da gravidez precoce. Os dados indicam que os adolescentes têm bastante curiosidade em assuntos referentes à sexualidade, pois estão em busca de definir a própria identidade sexual, bem como quanto às questões inerentes a gravidez precoce. A identificação de situações-problema, bem como o planejamento apropriado do ensino de educação sexual, poderão contribuir para atender aos interesses e necessidades dos adolescentes, tornando-os capazes de conceber a sexualidade como saudável e inerente à própria vida. A pesquisa foi desenvolvida na forma de pesquisa analítica e através da observação do comportamento social da população em questão à luz dos teóricos Egypto (2003), TIBA (1985), VITIELLO (1988) PIAGET (1977), FREUD (1958), DIAS (2000).
Descrição: SOUSA, Josefa Cândido de. Um estudo sobre a gravidez na adolescência no município de Santa Helena-PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5943
ISSN: CDD 372.372
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Cândido de Sousa.pdfPDF - Josefa Cândido de Sousa583.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.