Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5968
Título: Educação especial - a inclusão escolar na perspectiva do acolhimento como uma ação diferenciadora nas escolas da rede regular de ensino
Autor(es): Pereira, Maria de Fátima Dias Rocha
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Acolhimento
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: Este estudo destaca a evolução do conceito de Educação Especial ao longo da história até o alcance da percepção de uma Educação que ultrapassa o processo de integração das condições físicas, intelectuais e sociais, para um novo formato de construção dos saberes através da inclusão. Dentro deste marco, o objetivo geral desta refletir sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais dentro de uma perspectiva do acolhimento como prática educativa de reconhecimento das diferenças no âmbito escolar. O corpo teórico se constituiu através da pesquisa bibliográfica que permitiu evidenciar a Educação Inclusiva como uma possibilidade de transformar a escola em um espaço de democratização e participação de todos em uma sociedade integradora. Desta feita, o acolher como ação educativa se descreve através do reconhecimento das diferenças como uma forma de oportunidade de formação, crescimento e desenvolvimento dos valores determinantes em uma sociedade inclusiva, tais como: o amor, o respeito e a consolidação de direitos igualitários para todos. Este estudo apresenta como ressalta o reconhecimento da existência das diferenças, o respeito à diversidade e a importância da visibilidade daqueles que possuem necessidades específicas.
Descrição: PEREIRA, Maria de Fátima Dias Rocha. Educação especial - a inclusão escolar na perspectiva do acolhimento como uma ação diferenciadora nas escolas da rede regular de ensino. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5968
ISSN: 371.9
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Dias Rocha Pereira.pdfPDF - Maria de Fátima Dias Rocha Pereira312.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.