Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5972
Título: Professores alfabetizadores no PNAIC: possibilidades e limites
Autor(es): Lima, Waldinete Ferreira Xavier de
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Planejamento
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que visa analisar como estão sendo desenvolvidas as práticas dos professores alfabetizadores que fizeram em 2013 a formação (PNAIC-PB) Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa no estado da Paraíba, em relação a alfabetização com letramento, seus planejamentos e se os direitos de aprendizagem estão sendo garantidos aos alunos. Para isso foram feitas observações na sala de aula, análise dos planejamentos dos professores envolvidos e aplicado um questionário para verificar se estão elaborando seu planejamento na perspectiva do letramento, assegurando os direitos de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, assim como verificar se os professores estão fazendo uso dos recursos didáticos distribuídos pelo (MEC) Ministério da Educação e Cultura e quais são as situações didáticas nas quais esses materiais estão sendo usados. Conclui-se que os professores trabalham na perspectiva do letramento em alguns momentos e a utilização dos recursos didáticos não é citada nos planejamentos.
Descrição: LIMA, Waldinete Ferreira Xavier de. Professores alfabetizadores no PNAIC: possibilidades e limites. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5972
ISSN: CDD 372.6
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waldinete Ferreira Xavier de Lima.pdfPDF - Waldinete Ferreira Xavier de Lima1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.