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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Ana Lúcia Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-05T15:50:36Z | - |
dc.date.available | 2014-11-05T15:50:36Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5982 | - |
dc.description | SILVA, Ana Lúcia Alves da. Avaliação escolar: quais as dificuldades apresentadas pelos professores?. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza quantitativa, através da qual se procurou identificar quais concepções pedagógicas conduzem a prática avaliativa no processo de ensino e de aprendizagem numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Itaporanga, Estado da Paraíba. Ao longo da referida pesquisa mostrou-se que é fundamental que a avaliação da aprendizagem deixe de ser concebida como um processo de classificação, de seleção e de exclusão social. A avaliação oportuniza uma reflexão sobre o que é verdadeiramente ensinar e educar. E, por essa razão, a avaliação é essencial ao sistema escolar. No entanto, para que a avaliação realmente cumpra o seu papel e atinja seus objetivos, é imprescindível que os educadores deixem de lado aquela prática tradicional, que leva em consideração apenas a medição da qualidade de ensino. Através da presente pesquisa pode-se concluir que a maioria dos professores entrevistados não utiliza a avaliação para impor a disciplina na sala de aula, pois entendem que a avaliação não deve ser usada como arma e sim, como instrumento de verificação da aprendizagem. A pesquisa também demonstrou que os professores entrevistados utilizam tanto a avaliação somativa quanto a formativa. No entanto, ficou demonstrado que a avaliação formativa é mais do que um simples processo de avaliação, porque transcende em muito a tarefa de aprovar ou reprovar. Ela permite que o aluno seja avaliado sob vários aspectos, que auxiliam ao professor melhor conhecer seu aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carolina Cavalcanti Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processo educativo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.title | Avaliação escolar: quais as dificuldades apresentadas pelos professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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