Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5982
Título: Avaliação escolar: quais as dificuldades apresentadas pelos professores
Autor(es): Silva, Ana Lúcia Alves da
Palavras-chave: Processo educativo
Avaliação
Dificuldades
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza quantitativa, através da qual se procurou identificar quais concepções pedagógicas conduzem a prática avaliativa no processo de ensino e de aprendizagem numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Itaporanga, Estado da Paraíba. Ao longo da referida pesquisa mostrou-se que é fundamental que a avaliação da aprendizagem deixe de ser concebida como um processo de classificação, de seleção e de exclusão social. A avaliação oportuniza uma reflexão sobre o que é verdadeiramente ensinar e educar. E, por essa razão, a avaliação é essencial ao sistema escolar. No entanto, para que a avaliação realmente cumpra o seu papel e atinja seus objetivos, é imprescindível que os educadores deixem de lado aquela prática tradicional, que leva em consideração apenas a medição da qualidade de ensino. Através da presente pesquisa pode-se concluir que a maioria dos professores entrevistados não utiliza a avaliação para impor a disciplina na sala de aula, pois entendem que a avaliação não deve ser usada como arma e sim, como instrumento de verificação da aprendizagem. A pesquisa também demonstrou que os professores entrevistados utilizam tanto a avaliação somativa quanto a formativa. No entanto, ficou demonstrado que a avaliação formativa é mais do que um simples processo de avaliação, porque transcende em muito a tarefa de aprovar ou reprovar. Ela permite que o aluno seja avaliado sob vários aspectos, que auxiliam ao professor melhor conhecer seu aluno.
Descrição: SILVA, Ana Lúcia Alves da. Avaliação escolar: quais as dificuldades apresentadas pelos professores?. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5982
ISSN: CDD 371.26
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia Alves da Silva.pdfPDF - Ana Lúcia Alves da Silva508.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.