Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5994
Título: As diferenças culturais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Alves da Silva, Juru - PB
Autor(es): Leite, Geraldo Luiz
Palavras-chave: Diversidade cultural
Educação
Pedagogia interetnica
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: Neste trabalho, reflete-se, de maneira geral, sobre algumas possibilidades teóricas e práticas de abordagem da diversidade cultural, relacionada com as situações de aprendizagem no âmbito da educação escolar. Nossa abordagem metodológica se centra em um estudo bibliográfico sobre o tema, tendo como referência minha experiência como professor na escola que leciono, com a execução de nosso projeto intitulado. “A Necessidade do respeito e a valorização das diferentes culturais desde cedo no ambiente escolar”. Analisamos as políticas educativas quanto a preocupação para com a questão da diversidade cultural no contexto escolar; as implicações que a questão da diversidade cultural implica no processo ensino e aprendizagem. O que se ensina, assim como a seleção do que é ensinado, não se dá de forma neutra nem desvinculada de certas concepções sociais e políticas. A aprendizagem cultural transmitida por meio da educação escolar suscita, então, muitas indagações e provocações e, ao mesmo tempo, merece ser concebida como uma fronteira de disputa de quais saberes sociais, históricos, políticos e culturais devem fazer parte do conhecimento dito universal da humanidade. Concluímos que, como princípio educativo, a diversidade cultural deve levar-nos a rever constantemente os valores políticos, sociais e culturais de compreensão do outro. Lançar mão desse princípio significa, ao mesmo tempo, entender o saber e a cultura como parte da produção sócio-histórica de determinada sociedade e também problematizar os ditos valores sociais e culturais universais.
Descrição: LEITE, Geraldo Luiz. As diferenças culturais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Alves da Silva, Juru - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5994
ISSN: CDD 306
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geraldo Luiz Leite.pdfPDF - Geraldo Luiz Leite412.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.