Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6003
Título: Função Ressocializadora das Penas Alternativas
Autor(es): Sousa, Ceciliana Amorim Barros
Palavras-chave: Pena Alternativa
Ressocialização
Sistema Carcerário
Direito penal
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Este trabalho tem como tema “Função ressocializadora das penas alternativas”. Trata da eficácia das penas alternativas no processo de ressocialização dos apenados. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica nacional e estrangeira, artigos publicados acerca da temática, monografias, bem como legislação nacional e jurisprudência dos tribunais pátrios. O trabalho compõe-se de quatro capítulos, no qual o primeiro traz um breve histórico acerca do surgimento das penas e do direito de punir do Estado. Em seguida, no segundo capítulo são apresentadas as modalidades de pena previstas no ordenamento jurídico brasileiro, analisando-se cada uma de forma um pouco resumida. Após tem-se no capítulo terceiro uma contextualização da aplicação da pena privativa de liberdade, apresentado a realidade do sistema carcerário brasileiro, bem como os elementos que contribuíram para a falência do mesmo. No último capítulo é analisada as penas alternativas como sendo a nova realidade no processo penal brasileiro, concernente à aplicação da pena definitiva. Aborda-se desde seu surgimento até as vantagens de sua aplicação em relação às penas privativas de liberdade. Por fim, chega-se à conclusão de que a aplicação das penas alternativas, obedecendo os requisitos legais, contribui com mais eficácia para a realização da função ressocializadora da pena em sentido amplo.
Descrição: SOUSA, Ceciliana Amorim Barros. Função Ressocializadora das Penas Alternativas. 2011. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6003
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ceciliana Amorim Barros Sousa.pdfCeciliana Amorim Barros Sousa768.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.