Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6005
Título: Da propriedade intelectual de material genético
Autor(es): Attem, Thaís da Silveira
Palavras-chave: Propriedade intelectual
Material genético
Base de dados genéticos
Legislação específica
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: A propriedade intelectual tem como principal objetivo garantir aos inventores ou responsáveis por qualquer criação do intelecto o direito de auferir recompensa pela própria criação por um determinado tempo. Segundo o acordo TRIPs no seu art. 27, item 1, e art. 8º da Lei nº 9.279/96 os requisitos para concessão de patente de invenção são: tratar-se de atividade inventiva, sendo ela uma novidade com aplicação industrial. É de grande discussão entre juristas no mundo inteiro a aplicabilidade do direito de propriedade intelectual ao material genético. A legislação brasileira apenas possui dispositivo que proíbe a patente de genes por entender não se ajustar aos princípios que norteiam a propriedade intelectual. No entanto, o legislador brasileiro não se atém ao fato de que há hodiernamente, método capaz de rearranjar genes em base de dados, dando a tal material genético uma nova organização e tornando-lhe, possivelmente, objeto de apropriação intelectual. Em outros países, o material genético “puro” pode ser patenteado, o mesmo, na maioria das vezes compreende genes humanos de grande relevância para as pesquisas, como o gene do câncer de mama. A ausência de legislação específica sobre a propriedade intelectual do material genético faz o Brasil estagnar na área biotecnológica por não incentivar o pesquisador. É necessário que o direito brasileiro acompanhe a evolução científica dispondo de legislação própria acerca do material genético, tema tão important para a sociedade.
Descrição: ATTEM, Thaís da Silveira. Da propriedade intelectual de material genético. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6005
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís da Silveira Attem.pdfThaís da Silveira Attem543.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.