Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6019
Título: Direito homoafetivo: uma análise das formações familiares homossexuais à luz da constituição federal de 1988
Autor(es): Leite, Jonas Jefferson de Souza
Palavras-chave: Direito familiar
União homoafetiva
Homossexualidade
Princípios Constitucionais
Direito Homoafetivo
Casamento
União Estável
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho se debruça sobre as formações familiares elencadas no artigo 226 da Constituição da República, especificamente no que toca ao casamento e a união estável, contextualizando-as no âmbito do Direito de Família Constitucionalizado, bem como na seara do Direito Homoafetivo. Tem-se como objetivo compreender, de acordo com os Princípios da Dignidade da Pessoa Humana, da Igualdade e da Liberdade, a formação de unidades familiares entre parceiros homossexuais e analisar se tais arranjos são compatíveis como o Ordenamento Jurídico brasileiro. As implicações históricas e sociais, no que pese a falta de regulamentação da matéria abordada, também são discutidas, visando perceber os desdobramentos da omissão legal e se a homoafetividade é óbice para a constituição de família e, por conseguinte, impedimento para concessão de direitos familiares, no que tange os de ordem pessoal e material. Por fim, é traçado um panorama dos países que já regulamentaram a questão da família homoafetiva e quais foram as estratégias jurídicas adotadas para a normatização da questão.
Descrição: LEITE, Jonas Jefferson de Souza. Direito homoafetivo: uma análise das formações familiares homossexuais à luz da constituição federal de 1988. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6019
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Jefferson de Souza Leite.pdfJonas Jefferson de Souza Leite545.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.