Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6020
Título: A importância da defensoria pública do estado da Paraíba para a efetivação do acesso à justiça
Autor(es): Silveira, Juliano dos Santos Martins
Palavras-chave: Direito penal
Acesso à justiça
Defensoria pública
Paraíba
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: A Defensoria pública é um órgão criado pelo Estado, cuja função precípua é a possibilidade de acesso à Justiça por parte das classes mais carentes da população. O estudo que realizado versa sobre a Defensoria Pública do Estado da Paraíba e a efetivação do princípio do acesso à justiça para todos os cidadãos, evidenciando a dificuldade que tem este órgão para oferecer os serviços da assistência judiciária gratuita, atendendo aos preceitos estampados na Constituição Federal. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como base a evolução histórica sobre a Defensoria Pública, e em especial sobre a Defensora Pública do Estado da Paraíba, demonstrando o trabalho realizado pelo referido órgão e as dificuldades encontradas para a realização plena de sua atividade fim. Este estudo se justifica pela necessidade de esclarecimentos acerca da importância da Defensoria pública para a população, descrevendo os princípios básicos expostos na Constituição federal, relacionados ao tema, bem como as consequências danosas da sua não efetivação. Ao final destacamos a evolução da Defensoria Pública do Brasil e da Paraíba, demonstrando que sua evolução vem sendo desproporcional à sua relevância, em virtude da inércia do Poder Público, dificultando o acesso à justiça dos hipossuficientes - maioria da população - que dependem completamente da assistência jurídica gratuita, devendo haver uma maior atenção a Defensoria Pública por ser uma Instituição fundamental para o Estado Democrático de Direito.
Descrição: SILVEIRA, Juliano dos Santos Martins. A importância da defensoria pública do estado da Paraíba para a efetivação do acesso à justiça. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6020
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliano dos Santos Martins Silveira.pdfJuliano dos Santos Martins Silveira675.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.