Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6021
Título: Os contratos de oferta ao crédito e a defesa do consumidor idoso
Autor(es): Nóbrega, Rafaela de Souza
Palavras-chave: Idoso
Consumidor
Oferta de Crédito
Abusividade
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho visa a análise de dois universos, o primeiro deles é o da pessoa do idoso através da Lei nº. 10.741/03 (Estatuto do Idoso) e o segundo é o da figura do consumidor mediante a Lei nº. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), ambos inseridos no contexto das relações de consumo, e mais precisamente dentro da dinâmica da oferta de crédito. É através deste quadro que serão apresentadas as práticas abusivas praticadas pelos fornecedores, que compõem o Sistema Financeiro, no momento da concessão de crédito aos consumidores idosos. Estes, por sua vez, devido a sua vulnerabilidade e hipossuficiência são vítimas de ofertas enganosas e abusivas, culminando assim, desde o seu nascedouro, em relações contratuais desequilibradas, colocando o idoso em situação de desvantagem. Além disso, no decorrer do cumprimento dos contratos as cláusulas abusivas são também um problema a ser analisado, visto sua maior incidência nos Contratos de Adesão, que, nesta mesma conjuntura é a forma mais utilizada para a realização do Empréstimo Consignado. Igualmente, outro ponto a ser discutido dentro dessa ótica de abuso, é a oferta de crédito através do Empréstimo Consignado, vez que, sua incidência é maior no público com mais de 60 (sessenta) anos, ou seja, os idosos aposentados. Neste sentido, através deste trabalho percebeu-se a necessidade em se fiscalizar e conter a conduta manifestamente abusiva das financeiras na oferta de crédito aos consumidores idosos, com o fim de garantir-lhes seus direitos e fazer valer as medidas protetivas e especiais que a própria Lei vigente prevê para este público. Contudo, o problema enfrentado não se traduz por ausência de norma, tendo em vista que esta existe e é bastante abrangente, na verdade, o que falta é a aplicabilidade da Lei e maior atuação do Poder Público na proteção dos interesses do cidadão idoso inserido no mercado consumerista. Para a realização do trabalho foi necessária a pesquisa bibliográfica, baseada em consultas literárias, artigos científicos, notícias, jurisprudências e legislação vigente e pesquisas no meio eletrônico.
Descrição: NÓBREGA, Rafaela de Souza. Os contratos de oferta ao crédito e a defesa do consumidor idoso. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6021
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela de Souza Nóbrega.pdfRafaela de Souza Nóbrega1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.