Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6026
Título: Adoção à brasileira: ocorrência, motivos e enquadramento legal
Autor(es): Cruz, Tatiana Borba da
Palavras-chave: Direito familiar
Relação paterno-filial
Adoção à brasileira
Vínculos biológicos
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Adoção à brasileira é o registro de filho alheio em nome próprio. Esta prática, bastante comum em nosso país, é considerada crime no ordenamento jurídico brasileiro, sendo contrária a legislação civil e penal. Diante desta realidade, a discussão deste artigo recai sobre a ocorrência, os principais motivos que levam os casais a praticarem esta adoção, bem como, seu enquadramento legal. Uma vez que a relação paterno-filial deixou de levar em consideração apenas os vínculos biológicos ou presumidos por lei, pode-se observar que a jurisprudência é pacífica em buscar o melhor interesse da criança; e a garantia do direito à convivência familiar. Assim, a linha de pensamento das decisões atualmente é no sentido de não punir aquele que pratica a adoção à brasileira, além de não desconstituir a relação entre os pais e a criança, quando reclamada, com base nos laços afetivos e de afinidade entre eles.
Descrição: CRUZ, Tatiana Borba da. Adoção à brasileira: ocorrência, motivos e enquadramento legal. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6026
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Borba da Cruz.pdfTatiana Borba da Cruz491.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.