Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6041
Título: Adoção internacional e o tráfico de menores
Autor(es): Rocha, Thays Kelly Torres
Palavras-chave: Crianças e adolescentes
Adoção internacional
Adoção fraudulenta
Tráfico de menores
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Este trabalho tem como objeto o estudo adoção internacional e a utilização da mesma para traficar crianças e adolescentes. A discussão acerca do tema não se encontra esgotada, haja vista que todos os anos milhares de menores são traficados com a finalidade da exploração sexual, trabalho escravo ou o mercado de órgãos. Por ser um problema de ordem pública, que fere diretamente a dignidade da pessoa humana e promove o intercâmbio entre Estados Soberanos, muitos destes visam o seu combate; seja através de tratados internacionais ou políticas públicas internas. A Convenção de Haia regula e previne tais práticas, a Convenção Internamericana Contra o Tráfico de Menores sanciona essa prática criminosa, e na esfera interna o Estatuto da Criança e do Adolescente impõe maior rigorosidade e cautela no processo de adoção internacional. Contudo, diversos esquemas ainda são descobertos; estes que fraudam o instituto da adoção visando auferir lucros com a venda e exploração de menores. O presente trabalho está dividido em três capítulos. Nos dois primeiros, faz-se a análise dos assuntos relevantes para entendimento do caso, princípios que norteiam qualquer ato em que o menor esteja presente, os requisitos da adoção e seu procedimento. Destarte, no último capítulo aborda-se a sistemática do crime de tráfico de pessoas, correlacionando-o com o instituto da adoção internacional e as medidas para seu combate, sob a égide da Convenção de Haia e os princípios constitucionais.
Descrição: ANDRADE, Thays Kelly Torres. Adoção internacional e o tráfico de menores. 2011. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6041
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays Kelly Torres Rocha.pdfThays Kelly Torres Rocha233.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.