Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6068
Título: Estado de direito ambiental e a ação civil pública
Autor(es): Nascimento, Fabrício Lima do
Palavras-chave: Crise ambiental
Estado de Direito Ambiental
Consequências Jurídicas
Ação Civil Pública
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: Este artigo trata de uma nova ideologia de Estado que surge com a crise do meio ambiente vivenciada nos últimos anos. Analisa-se aqui, o Estado de Direito Ambiental, seu surgimento, características e conseqüências no mundo jurídico. A cada dia que passa torna-se mais clara a crise ambiental a qual enfrenta a sociedade contemporânea, proveniente de uma sociedade de risco que a despeito dos benefícios científicos e tecnológicos trazidos pela globalização trouxeram a devastação ambiental e ameaça a própria vida humana, daí surge a importância de se tratar desse tema. Tem como objetivo maior mostrar as consequências que esse novo paradigma estatal vem causando nos ordenamentos jurídicos, de modo que o meio ambiente passa a ser tratado como um bem constitucionalmente protegido. A dimensão planetária do meio ambiente bem como a falta de fiscalização e concretização de normas torna-se mais um entrave às propostas do Estado de Direito Ambiental, o que o faz ser tratado por muitos como uma abstração teórica. Entretanto, existem hoje no Brasil meios capazes de assegurarem o objetivo maior desse “novo” Estado, o direito fundamental ao meio ambiente equilibrado, que fazem com que a temática do Estado de Direito Ambiental seja discutida e quem sabe até implementada, como é o caso da Ação Civil Pública, que é adiante analisada. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza dedutiva, bibliográfica, descritiva, exploratória e monográfica, sendo utilizados materiais bibliográficos e documentos nacionais.
Descrição: NASCIMENTO, Fabrício Lima do. Estado de direito ambiental e a ação civil pública. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6068
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício Lima do Nascimento.pdfFabrício Lima do Nascimento566.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.