Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6078
Título: Direito à educação: da constituição ao eca e sua aplicabilidade nas medidas sócio - educativas
Autor(es): Patrício Júnior, José de Anchiêta
Palavras-chave: Direito à educação
Principio da Dignidade da Pessoa Humana
Direito fundamental prestacional
Exigibilidade constitucional
Estatuto da Criança e do Adolescente
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: A relevância de uma educação completa e de qualidade em meio à revolução científicotecnológica e ao capitalismo global é indiscutível. Inspirado nisto, o artigo tem por objetivo demonstrar a importância e a força do direito a educação na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Com base em conhecimentos de Pedagogia, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Teoria dos Direitos Fundamentais e Direito Educacional, desenvolve-se o texto com pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, utilizando-se uma metodologia descritiva e predominantemente explicativa. O trabalho parte do principio da dignidade da pessoa humana, com o fim relacioná-lo com a educação. O direito a ela é associado ao conceito de direito fundamentais e inserido no rol da segunda geração destes. Em seguida, evidencia-se o direito á educação como sendo um direito fundamental e prestacional. Depois o artigo caracteriza-o como direito público subjetivo. Citam-se os principais limites à efetivação desse direito social: o principio da reserva do possível e a legislação infraconstitucional. Destaca-se o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente como marco histórico para a garantia de direitos fundamentais. Por fim, ressalta-se que a aplicação efetiva desse direito nas medidas sócio-educativas como primordial para o desenvolvimento da justiça social.
Descrição: PATRÍCIO JÚNIOR, José de Anchiêta. Direito à educação: da constituição ao eca e sua aplicabilidade nas medidas sócio - educativas. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6078
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Anchiêta Patrício Júnior.pdfJosé de Anchiêta Patrício Júnior192.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.