Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6079
Título: O enquadramento da desaposentação em uma nova realidade previdenciária
Autor(es): Bomfim, Iuri Bezerra
Palavras-chave: Renúncia
Aposentadoria
Dignidade
Desaposentação
Justiça Social
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: No atual sistema previdenciário, o aposentado que deseje ou precise voltar a laborar, deverá compulsoriamente retornar, também, a contribuir para a Previdência Social, sem, no entanto, estar completamente protegido contra os infortúnios sociais que possam lhe atingir. Tal injustiça social pode estar superada com a criação doutrinária e jurisprudencial do instituto da desaposentação, defendido a partir de regras gerais do Direito, tornando possível ao jubilado que verteu contribuições ao INSS, pós-jubilação, pleitear uma transformação de sua aposentadoria, através da renúncia desta, para efetivação de uma mais vantajosa pecuniariamente, levando-se em consideração no seu cálculo, todo o tempo de contribuição vertido durante toda sua vida laborativa. A atual ausência de previsão legal para tanto, não pode ser óbice a obtenção de uma condição mais digna pelo cidadão, o qual, como ficou evidenciado, não precisa fazer qualquer tipo de devolução de valores já recebidos à título da aposentadoria originária, porém terá que buscar o Judiciário em suas últimas Instâncias, para obter deferimento de seu pleito, uma vez que tal requerimento de desaposentação é corriqueiramente negado no âmbito da Administração Pública e dos Tribunais inferiores. Sendo assim, o presente instituto colima pela efetividade do princípio da dignidade da pessoa humana e da justiça social, alicerces da previdência.
Descrição: BOMFIM, Iuri Bezerra. O enquadramento da desaposentação em uma nova realidade previdenciária. 2011. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iuri Bezerra Bomfim.pdfIuri Bezerra Bomfim575.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.