Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6080
Título: O desvio de finalidade das contribuições sociais sob a ótica do princípio federativo
Autor(es): Vasconcelos, Igor Rafael Maul Meira de
Palavras-chave: Contribuições Sociais
Desvio de finalidade
Federalismo
Direitos Sociais
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: As contribuições sociais são tributos criados pela Constituição de 1988, em seu art. 149, para servir exclusivamente como instrumento de atuação do Estado no setor social. Entretanto, crescentemente, a União vem se utilizando destas contribuições, de forma desvinculada, para obter recursos para despesas gerais, receitas anteriormente arrecadadas através de impostos. O objetivo do presente trabalho é analisar se a referida utilização das contribuições sociais é válida e atende aos anseios do constituinte originário de 1988. Justifica-se a pesquisa na contraditoriedade existente entre o aumento da arrecadação das contribuições sociais e a carência de recursos para implementação dos direitos sociais, além da diminuição da participação dos Estados, Distrito Federal e Municípios na distribuição de receitas tributárias após a criação pela Constituição de um sistema de discriminação de rendas tributárias. No desenvolvimento foi utilizada a metodologia de estudo bibliográfica, com análise de artigos e doutrinas diversos, além da realização de investigação normativa e jurisprudencial. Através do método de abordagem dedutivo, busca-se examinar as características essenciais do Federalismo Brasileiro e a efetivação dos direitos sociais, bem como relacioná-los às contribuições sociais e ao seu desvio de finalidade, demonstrando-se que a utilização empreendida pela União traz prejuízos para a República Federativa Brasileira, afigurando-se inconstitucional.
Descrição: VASCONCELOS, Igor Rafael Maul Meira de. O desvio de finalidade das contribuições sociais sob a ótica do princípio federativo. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6080
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Rafael Maul Meira de Vasconcelos.pdfIgor Rafael Maul Meira de Vasconcelos1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.